Por favor aguarde...


Caso leve mais de 30segundos recarregue a página

DR # 282 O papel da estrutura da família na produção camponesa – O caso do Búzi

Autor: Yasser Arafat Dadá

A agricultura camponesa constitui a espinha dorsal da economia rural em muitos países em desenvolvimento, incluindo Moçambique. Especificamente no Búzi, a pequena produção tem como objectivo principal a subsistência e, em alguns casos, a venda no mercado local. A produção camponesa enfrenta uma série de desafios, que vão desde a falta de acesso a recursos até limitações financeiras e mercados. Nesse contexto, as estruturas das famílias emergem como um factor crítico que pode influenciar directamente as estratégias de produção dos pequenos produtores.

Este Destaque Rural (DR) tem por objectivo estudar o papel da estrutura da família na produção camponesa do Búzi considerando as características socioeconómicas dos AF. Através desta análise, pretendemos contribuir para informar o desenvolvimento de políticas agrícolas mais eficazes, que considerem as complexidades das estruturas familiares. Os dados apresentados derivam de inquéritos e entrevistas conduzidas no distrito do Búzi.

O estudo constata a influência significativa das estruturas familiares nas dinâmicas de produção agrícola camponesa, ressaltando a relevância de factores como o tamanho do AF e a tempo de experiência na agricultura. Tais elementos surgem como decisivos para a ampliação da capacidade produtiva. O número de dependentes emerge como um desafio que as famílias enfrentam na gestão de recursos e optimização da produção. A pesquisa aponta para a necessidade de políticas agrícolas que sejam sensíveis às particularidades das estruturas familiares, reconhecendo a importância de uma abordagem que integre o conhecimento agrícola com o apoio ao desenvolvimento de competências e a uma distribuição equitativa de recursos.

Julho de 2024

Mês

Julho

Ano

2024

Verified by MonsterInsights