Políticas públicas e agricultura em Moçambique

Autor: João Mosca
O presente livro é constituido por quatro capítulos. Os dois primeiros analisam os efeitos das políticas económicas e públicas na agricultura e no meio rural e sobre as desigualidades sociais e territoriais. Os dois capítulos seguintes fazem uma análise, com um enfoque na economia política, da penetração do capital agrário (agronegócio nas suas diferentes formas de actuação) no meio rural e na agricultura familiar em particular, considera-se como exemplo o desenvolvimento do Corredor de Nacala e o ProSAVANA. O último capítulo é um texto resultante de trabalho realizado sobre o estado de segurança alimentar e nutrição em Moçambique.

Todos os textos resultam de diferentes projectos realizados e em curso no Observatório do Meio Rural. Com excepção de um, todos os autores e co-autores são investigadores do OMR.

Se é possível retirar uma conclusão básica de todos os capítulos, pode considerar-se que a agricultura não tem sido, ao contrário do definido na Constituição da República, considerado como um sector prioritário no âmbito dos planos, estratégias e na alocação de recursos pelo Estado, pela cooperação e pelo investimento privado, nacional e estrangeiro. As governações têm assumido a opção de estado mínimo, desresponsabilizando-se das funções básicas de regulamentação, fiscalização, planeamento para o mercado, o que é agravado pelas debilidades institucionais, pouca transparência e autoritarismo. Em todos os capítulos são apresentadas sugestões aos centros de decisão política relacionadas com os respectivos temas, sempre no sentido da priorização da agricultura, do desenvolvimento rural com enfase para o sector familiar e a produção alimentar.
Data: Outubro de 2016

Autor

Ano

2016

Outros Livros

Pescas e desenvolvimento em Moçambique

Autor: Nelson Capaina A presente obra tem por objectivo a análise do comportamento dascomunidades rurais na zona costeira e da economia pesqueira emgeral. A recolha

Género,cidadania e desenvolvimento em Moçambique

A presente obra e composta por 10 capítulos, onde os grandes temas em discussão estão em torno das temáticas sobre políticas de género e transformação nas relações de poder; mega projecots e impactos socioeconómicos; desafios e estratégias na posse, uso e segurança da terra;acesso aos recursos, tempos de trabalhos e divisão sexual do trabalho; violência, acesso a justiça e protecção social; estratégias de participação activa da mulher no desenvolvimento socioeconómico e politico, empoderamento das mulheres, movimentos sociais, cidadania e espaços de poder.

Verified by MonsterInsights