Zona Centro de Moçambique: Porquê o epicentro dos conflitos pós-independência?

Autor: João Mosca, Janete Cravino, Yasser Arafat Dadá

O presente livro resulta de uma pesquisa realizada pelo OMR, durante o ano de 2020, com financiamento da Rosa Luxemburgo Stiftung (RLS), com os fundos do Ministério Federal para a Cooperação e Desenvolvimento Económico da República Federal da Alemanha.

A pesquisa pretendia compreender as razões do facto dos conflitos armados depois da independência terem origem e se desenvolverem principalmente a partir da zona Centro do país. Foi realizado trabalho de campo em cinco distritos e a análise incide sobre os distritos ao longo do corredor da Beira.

Da pesquisa e que está reflectido neste livro, as razões dessa conflitualidade resultam de uma combinação de factores históricos, de uma maior incidência da pobreza, menor acesso aos serviços básicos na maioria dos distritos estudados, de processos de marginalização e da representatividade das elites locais no acesso ao poder e aos negócios.

Como sugestão geral, além das mencionadas nos capítulos deste livro, a construção da Nação e da identidade nacional em paralelo e sem secundarização ou exclusão das identidades históricas, políticas e sociais dos povos de Moçambique e neste caso, dos grupos etnolinguísticos do Centro do país, requer desenvolvimento económico e social com tendência convergente para redução das desigualdades espaciais e sociais, a que se podem relacionar desigualdades interétnicas, de acesso aos serviços aos cidadãos, na criação da riqueza socialmente alargada e inclusiva, democratização da sociedade e não discriminação política em actividades e funções do Estado e dos funcionários públicos, das oportunidades de negócios.

Data: Janeiro de 2022

Ano

2022

Outros Livros

Pescas e desenvolvimento em Moçambique

A presente obra tem por objectivo a análise do comportamento dascomunidades rurais na zona costeira e da economia pesqueira emgeral. A recolha do material empírico

Género,cidadania e desenvolvimento em Moçambique

A presente obra e composta por 10 capítulos, onde os grandes temas em discussão estão em torno das temáticas sobre políticas de género e transformação nas relações de poder; mega projecots e impactos socioeconómicos; desafios e estratégias na posse, uso e segurança da terra;acesso aos recursos, tempos de trabalhos e divisão sexual do trabalho; violência, acesso a justiça e protecção social; estratégias de participação activa da mulher no desenvolvimento socioeconómico e politico, empoderamento das mulheres, movimentos sociais, cidadania e espaços de poder.

Assimetrias Sociais

Autor: João FeijóDesde finais de 2017, a província de Cabo Delgado, no extremo Norte de Moçambique transformou-se num palco de violentos conflitos armados. Se nos

Conflito e Desenvolvimento em Cabo Delegado

Autor: João FeijóO livro apresenta uma identificação socioeconómica de infraestruturas e da situação militar em Cabo Delegado, assim como propostas de desenvolvimento da província com