Por favor aguarde...


Caso leve mais de 30segundos recarregue a página

OR #89 – Produção bovina em Moçambique: Desafios e perspectivas

Autor: Nelson Capaina
A criação de animais tem sido, a par da agricultura, uma das actividades com importante papel sócio-económico para as famílias rurais africanas; tendo a dupla função de renda e alimentação. O seu desenvolvimento passa por vários desafios ligados à elaboração e implementação de políticas e outros instrumentos normativos.

Este estudo pretende contribuir para os debates sobre a tomada de decisões e acções desenvolvidas no âmbito da melhoria dos meios de vida das populações rurais. O seu objectivo é identificar, descrever e analisar a cadeia de produção do gado bovino na província de Maputo. Tendo como principal unidade de análise o gado bovino, foi realizada uma recolha de dados primários, a partir de entrevistas e observações de campo, complementada com pesquisa documental.

O estudo conclui que a prática mais comum na criação de bovinos é a extensiva tradicional, onde o efectivo pecuário cresce em pastagens naturais sem suplementação. Como que a desafiar as políticas e pressupostos governamentais, a criação é baseada em raças nativas com fortes capacidades de adaptação à condições extremas e sobrevivência a baixos níveis de alimentação.

Palavras-chave: gado bovino, produção animal, pequeno produtor, província de Maputo.
Data: Março de 2020

Mês

Março

Ano

2020

Verified by MonsterInsights