Por favor aguarde...


Caso leve mais de 30segundos recarregue a página

# OR 140 Alguns determinantes da produtividade agrícola em Moçambique

Autores: Yasser Arafat Dadá e João Mosca

O presente texto procura estudar alguns determinantes da produtividade na agricultura (terra) em Moçambique. Foram analisadas as seguintes culturas: o arroz, a mandioca e o tabaco. Conhecendo os determinantes, é possível saber quais as variáveis a gerir para obtenção de maiores resultados, considerando os recursos necessários aplicar, assim como os tempos de obtenção dos resultados comparativamente a opções alternativas de outras políticas.

O texto utiliza métodos quantitativos considerados adequados, que são as correlações, o teste de causalidade de Granger e as regressões lineares múltiplas, conforme apresentação na secção da metodologia.

O presente estudo constatou diferentes factores determinantes e com níveis de significância e sinais diferenciados por cultura, o que significa que, qualquer intervenção numa cultura, ou em mais que uma, exige estudos específicos de forma a maximizar a eficiência na utilização dos recursos e a certeza de se alcançar os objectivos pretendidos. No caso de as intervenções serem em mais que uma cultura, é importante conhecer a combinação óptima dos factores para se alcançar mais que um objectivo principal.

As políticas agrárias devem estar articuladas com o conjunto da economia e, em especial, com os mercados e preços, a fiscalidade, o investimento público e privado, com as despesas públicas (em especial educação, saúde e vias de comunicação) e de medidas de aumento da resiliência contra choques ambientais. Os resultados do modelo relativos à educação e saúde, assim o manifestam.

Janeiro de 2024

Mês

Janeiro

Ano

2024

Verified by MonsterInsights