Por favor aguarde...


Caso leve mais de 30segundos recarregue a página

OR # 143 Configuração da estrutura económica de Moçambique numa perspectiva de longa duração (English version available soon)

Autor: João Mosca

Este texto tem como objectivo estudar de que modo a estrutura económica e social de Moçambique resulta de (re)configurações de longa duração e onde se inter-relacionam factores políticos, económicos, sociais e culturais, internos e externos, cujos contextos se foram ajustando no tempo. A perspectiva de longo prazo, permite compreender a constância de características fundamentais que, embora com variações contextuais no tempo, permanecem como estruturantes.

Em síntese, a penetração do capital, sob diversas formas, conforme o desenvolvimento da sociedade e economia metropolitana e internacionalmente, teve sempre como objectivo a extracção de recursos e a extroversão com dependência económica, assegurando uma integração progressiva das sociedades e economias locais conforme as necessidades de reprodução do sistema e da economia colonial e internacional. O capital foi, e continua a ser, suportado por poderes políticos, instrumentalizando os Estados que foram exercendo diferentes funções conforme a necessidade de impor o domínio político e militar e a expansão do capitalismo. Estado – poder militar/conflitos – capital – e dependência política e económica, constituem os elementos de longa duração de formação da sociedade e economia moçambicana.

Abril de 2024

Mês

Abril

Ano

2024

Verified by MonsterInsights