Por favor aguarde...


Caso leve mais de 30segundos recarregue a página

Movimentos migratórios para áreas de concentração de grandes projectos

Autor: João Feijó, Inês Raimundo
Se a partir da década de 1990, a capital de Moçambique concentrou em si um forte investimento, mais recentemente, outras cidades conheceram uma grande euforia económica, particularmente em torno de grandes projectos extractivos. A exploração do carvão na província de Tete, a reabilitação do corredor de Nacala e as actividades de prospecção de hidrocarbonetos na bacia do Rovuma foram geradores de novos el dorados, estimulando expectativas junto das populações e incentivando movimentos migratórios para cidades como Tete, Nacala-Porto ou Pemba. O rápido crescimento populacional traduziu-se numa saturação de infra-estruturas urbanas, numa pressão inflacionista sobre os preços e, face à incapacidade de absorção do mercado de emprego, assistiu-se a uma informalização da economia urbana.

Neste contexto, esta obra apresenta quatro grandes objectivos. Em primeiro lugar, compreender os factores motivadores dos movimentos migratórios rural-urbanos, entendendo-os como o resultado de assimetrias socio-espaciais, distinguindo factores de afastamento do meio rural, de factores de atracção do meio urbano. Em segundo lugar, num cenário de forte densificação populacional, pretende-se compreender como se opera a integração socioeconómica de migrantes rurais no meio urbano. Num terceiro momento, procuram-se explicar as ligações estabelecidas pelas populações de descendência rural, uma vez nas cidades, com os seus contextos geográficos de origem. Finalmente, pretende-se conhecer as representações construídas pelas populações inquiridas sobre os seus universos rurais de origem, assim como perspectivas de regresso e de investimento no local de proveniência.
Data: Fevereiro de 2018

Ano

2018

Outros Livros

Pescas e desenvolvimento em Moçambique

Autor: Nelson Capaina A presente obra tem por objectivo a análise do comportamento dascomunidades rurais na zona costeira e da economia pesqueira emgeral. A recolha

Género,cidadania e desenvolvimento em Moçambique

A presente obra e composta por 10 capítulos, onde os grandes temas em discussão estão em torno das temáticas sobre políticas de género e transformação nas relações de poder; mega projecots e impactos socioeconómicos; desafios e estratégias na posse, uso e segurança da terra;acesso aos recursos, tempos de trabalhos e divisão sexual do trabalho; violência, acesso a justiça e protecção social; estratégias de participação activa da mulher no desenvolvimento socioeconómico e politico, empoderamento das mulheres, movimentos sociais, cidadania e espaços de poder.

Verified by MonsterInsights