Por favor aguarde...


Caso leve mais de 30segundos recarregue a página

Evolução do sector agrário e do meio rural. O que fazer?

Autor: João Mosca

Os pequenos produtores têm uma importância fundamental na economia, no que se refere à redução da pobreza e da insegurança alimentar, das desigualdades económicas, sociais e territoriais, e da mitigação das externalidades ambientais e dos riscos de desertificação de largos espaços do território nacional. O desenvolvimento rural e da economia dependem, em grande medida, do crescimento dos pequenos produtores e dos seus processos de absorção/integração/resistência no contexto do desenvolvimento sustentável e da transformação estrutural, diversificação e menor dependência externa da economia.

Não obstante, os pequenos produtores nunca mereceram atenção por parte da política económica do país, apesar de a agricultura ser considerada “a base do desenvolvimento”, na Constituição desde a independência. Os pequenos produtores e o meio rural só são “importantes” quando integrados funcionalmente no mercado de trabalho de baixos salários, como força de trabalho dos modelos extractivistas agrícolas, florestais, mineiros, entre outras mercadorias. São o centro da atenção do sistema político nos momentos eleitorais.

O presente texto, juntamente com outros (publicados e a publicar), procura apresentar propostas de discussão do desenvolvimento a partir de 2025 numa perspectiva de longo prazo.

Junho de 2025

Ano

2025

Outros Livros

Verified by MonsterInsights