Por favor aguarde...


Caso leve mais de 30segundos recarregue a página

Do País sonhado ao país vivido: Moçambique 1975-2025

Autores: João Mosca e Thomas Selemane

Este livro procura apresentar a situação económica e social de Moçambique ao longo dos 50 anos depois da independência. Não pretende fazer qualquer comparação, quantitativa ou qualitativa, com o período antes da independência. Os autores delimitam o período de 1975 a 1977 até finais da mesma década, momento em que se implementou a “experiência socialista” e, posteriormente, o Programa de Ajustamento Estrutural (PAE) “sugerido” pelas Instituições Financeiras Internacionais, particularmente as de Bretton Woods (IBW), e o período seguinte, denominado de economia com crescimento “robusto”, à crise de um Estado frágil, focando-se nos finais do século XX até à actualidade.

Os principais domínios analisados são os seguintes: Produto Interno Bruto (PIB) e estrutura económica; população e emprego; pobreza; relações económicas externas e dependência externa; conflitos; e, ambiente. No final faz-se um resumo na tentativa de uma análise geral e sintética sobre a situação económica e social de Moçambique após 50 anos de independência.

A análise dos 50 anos de independência é feita comparando as expectativas de sociedade e economia veiculada por narrativas políticas (país sonhado) e a evolução e situação do país ao longo desse período (país vivido).

Os autores.

Abril de 2025

Ano

2025

Outros Livros

Factores de conflitualidade em Moçambique

Organização: João Feijó, João Mosca, Máriam Abbas, Nelson Capaina e Uacitissa Mandamule A intensificação de um modelo extractivo de desenvolvimento, assente em investimento em capital

Verified by MonsterInsights