Autores:Yara Nova e João Mosca
Através deste Destaque Rural pretende-se demonstrar que os problemas de transporte em Moçambique extravasam as grandes cidades, afectando profundamente as populações, os serviços e o tecido produtivo no meio rural.
O mau estado das estradas secundárias e terciárias, a ausência de operadores de transporte e os respectivos custos de manutenção, concorrem para o aumento dos custos de deslocação no meio rural (onde reside a maioria da população moçambicana e onde mais se concentra a pobreza), retirando aos produtores capacidade de negociação de preços ou de escoamento dos produtos nos mercados. Contrariamente aos centros urbanos, onde se assiste a uma intervenção do Estado neste sector (por via de empresas públicas de transporte, de regulamentação de tarifas ou de subsídios aos operadores), nas zonas rurais o Estado delega a responsabilidade de transporte nos operadores privados.
O mau sistema de transportes nas zonas rurais afecta outros serviços, como o acesso à educação e à saúde. Esta situação contribui para o isolamento das populações, já de si agravado pela dificuldade de acesso a energia ou a rede de telecomunicações, comprometendo a integração socio-económica do território.
Data :Junho de 2018