Autor: João Mosca
Este texto pretende fundamentar a importância de análises interdisciplinares dos factores dos conflitos, que são necessariamente multifacetadas e interdisciplinares, para que seja possível a compreensão global dos diferentes conflitos. O texto apresenta um esquema analítico de alguns dos conflitos que se viveram em Moçambique nos últimos anos. “À luz do esquema, analisam-se alguns dos conflitos e apresentam-se algumas sugestões para a respectiva resolução.
Moçambique tem atravessado crises de média e longa duração de diversas naturezas onde os factores e os efeitos interdisciplinares e de origem interna e externa se reforçam mutuamente. Guerras e instabilidade política e militar, círculos de crises económicas de curta e média duração e de grande amplitude, estão assentes em factores externos relacionados com e exploração de recursos naturais e o investimento estrangeiro, associado, em alguns casos, a factores geopolíticos derivados da posição geográfica do país e à riqueza em recursos naturais de Moçambique e de outros países do hinterland.
Esta realidade encontra nas fragilidades do Estado e das instituições, espaços que facilitam alianças entre o capital e as elites locais, onde a corrupção é endémica. A cooperação para o desenvolvimento e a ajuda humanitária, têm sido “almofadas” para as dificuldades enfrentadas pelas populações em contextos de conflitos armados, de choques climáticos e de insegurança alimentar.
Agosto de 2024