Autor: João Mosca
Este Destaque Rural pretende ressaltar alguns aspectos fundamentais das relações externas de Moçambique, destacando a situação do Mundo, da África Subsaariana e de Moçambique.
Moçambique é um país que se enquadra nas reconfigurações da divisão internacional do trabalho, pois possui reservas abundantes de minerais estratégicos, é um território que se integra no mercado da terra, é dos países mais expostos aos choques climáticos e, portanto, onde são necessárias medidas de longo prazo para facilitar a transição energética, primeiramente nos países desenvolvidos. Finalmente, Moçambique localiza-se na costa do Oceano Índico e Canal de Moçambique. Onde existem riscos para a confluência conflituosa de rotas comerciais e de tráficos e onde abundam recursos naturais.
As relações externas de Moçambique confirmam os seguintes aspectos no âmbito do quadro analítico das relações externas considerado neste texto: (1) interesses estratégicos em recursos naturais por grande potências mundiais e controlo das vias de comunicação internacionais (portos, caminhos de ferro e estradas transnacionais) relacionadas com os recursos naturais; (2) recuperação de relações históricas regionais (e naturais), como são os corredores de Maputo, Beira e Nacala), na agricultura e na indústria transformadora; (3) aprofundamento do modelo de crescimento extractivistas; (4) continuidade de relações externas características de uma economia subdesenvolvida.
Maio de 2024