Por favor aguarde...


Caso leve mais de 30segundos recarregue a página

DR # 244 Balança de pagamentos na África Subsaariana, 2000-2021

Autora: Rabia Aiuba

As relações económicas internacionais constituem parte importante das economias dos países, principalmente com a crescente tendência da globalização, facilitando o acesso a uma demanda mais alargada, a expansão de mercados e oportunidades de investimento. Estima-se que as exportações de bens e serviços no mundo movimentaram cerca de 28,2 biliões de USD, as importações, cerca de 27,2 biliões de USD, e o investimento directo estrangeiro (IDE), 2,2 biliões de USD em 2021. A África-Subsaariana (ASS), embora tenha registado no início do século 21 um crescimento acelerado, a sua participação no mercado internacional, tanto comercial como financeiro, ainda é pouco expressiva. É neste contexto que este Destaque Rural visa apresentar e analisar a evolução da balança de pagamentos (BdP) da ASS e de um conjunto de países seleccionados, nomeadamente: África do Sul, Angola, Moçambique e Tanzânia, nos primeiros 20 anos do século 21.

Sucintamente, a ASS registou um aumento do volume comércio externo e de entrada do IDE, e decréscimo do peso do stock do endividamento externo no rendimento nacional bruto, com a manutenção do nível de abertura da economia e dependência de exportações de bens primários, embora com tendência de concentração no conjunto de exportáveis, e importação de produtos transformados.

O texto urge para a necessidade de diversificação da produção e agregação de valor dos produtos internamente, de forma de aumentar o peso da região no comércio externo e melhor suprir as necessidades da sua população, e para a necessidade de desenho e implementação de políticas de IDE que beneficiem ao máximo as economias africanas (criação de emprego, formação de quadros, reinvestimento e responsabilidade social), de promoção do investimento interno e da melhor gestão do endividamento.

Junho de 2023

Mês

Junho

Ano

2023

Verified by MonsterInsights