Por favor aguarde...


Caso leve mais de 30segundos recarregue a página

DR # 224 A falácia na análise do emprego em Moçambique

Autor: Yasser Arafat Dadá

O Banco Mundial (BM) apresentou em Maputo, no dia 10 de Março último, o texto/documento Actualização económica de Moçambique. Desempenho futuro. Nesse documento, o BM enfatiza a importância do sector de serviços na criação de emprego. O objectivo deste Destaque Rural é o de analisar a evolução do (des)emprego da população economicamente activa em Moçambique entre sectores. O período de análise é entre 1992 e 2021. As séries temporais para cada variável diferem conforme a disponibilidade de dados.

Desde os acordos de paz verifica-se um aumento do emprego com uma percentagem alta de empregos vulneráveis. A maior parte da população está empregue no sector agrícola. O aumento do emprego não foi suficiente para absorver o crescimento demográfico, resultando num aumento do número de desempregados.

Pode-se depreender que a análise da evolução do emprego, considerando as proporções entre sectores, resulta em conclusões diferentes da realizada em termos absolutos. O Banco Mundial, ao analisar a evolução do emprego em termos relativos (percentuais), desvirtua as conclusões e, como agravante, não analisa o impacto do incremento do emprego nos serviços sobre o conjunto do emprego.

Abril de 2023

Mês

Abril

Ano

2023

Verified by MonsterInsights