Autor: Nehemias Lasse
Nas últimas décadas, Moçambique tem sido ciclicamente afectado por eventos climáticos extremos (cheias, secas e ciclones tropicais), sendo os ciclones, com frequência e intensidade com tendência crescente, causando elevadas perdas e danos, e colocando o país em situação de insegurança alimentar grave pois a época ciclónica coincide com o período regular de escassez de alimentos antes da colheita agrícola.
Face aos impactos destes eventos, as comunidades rurais recorrem às florestas para a obtenção de alimentos, material de construção e geração de renda familiar. Neste contexto, o presente Destaque Rural pretende reflectir sobre o potencial dos recursos florestais na redução da vulnerabilidade climática e do impacto de desastres nas comunidades rurais, tendo como caso de análise, o impacto do recente ciclone tropical Freddy na província da Zambézia.
Com base numa análise de dados secundários e geoespaciais sobre a vegetação de cinco distritos da província da Zambézia, constatou-se um grande impacto do ciclone Freddy na agricultura (fonte de subsistência principal), com cerca de 93% da área agrícola afectada, tanto pelos ventos fortes, quanto pelas inundações. Além da agricultura, foi observada a destruição da vegetação, com ênfase nos distritos de Nicoadala e Maquival, que apresentaram uma redução do índice de vegetação (NDVI) em cerca de 30%, relativamente ao período pré-ciclone.
Estes resultados apontam para o agravamento do risco de insegurança alimentar nos distritos em análise, para além do risco de intensificação da degradação das florestas e dos solos que são utilizados pelos produtores para a produção agrícola. Portanto, recomendam-se opções de conservação da biodiversidade (reflorestamento e redução do desmatamento), com prioridade para a zona costeira, orientadas pelas características socioeconómicas e culturais das comunidades locais, isto é, elaboradas e implementadas com o envolvimento das comunidades locais, procurando manter o seu acesso contínuo aos diversos recursos florestais (lenha, carvão, mel, caça, alimentos silvestres, material de construção, etc.).
Março de 2023