Por favor aguarde...


Caso leve mais de 30segundos recarregue a página

DR #03 – Produção Alimentar: Um Problema Central por Resolver

Autores:João Mosca
A produção alimentar é a base do combate à pobreza. O défice de alimentos ao nível das famílias e do país, comporta consequências importantes: fome e desnutrição; rendimentos baixos dos pequenos produtores; custos em divisas para importação de alimentos; insegurança em situações de calamidades naturais, agravada pela baixa existência (ou inexistência) de reservas físicas e financeiras para aquisições de emergência; baixa produtividade e absentismo laboral; maior vulnerabilidade a doenças; afectação do desenvolvimento cognitivo, entre outros aspectos. Existem diversos estudos que revelam a persistência destas características na população moçambicana, com particular destaque para o meio rural.

Mais de 90% da produção alimentar é realizada pelos pequenos produtores. Logo, o crescimento a produção deverá, em princípio, supor políticas activas directamente relacionadas com os pequenos produtores. Excepto se, a opção for o aumento da produtividade de agricultores privados de média e grande dimensão, produzindo com tecnologias intensivas em capital e com elevada produtividade. Porém, em Moçambique, estes agricultores são em pequeno número e não se formam a médio prazo.

Importar este tipo de agricultores, parece não ser uma opção viável e aceitável. O presente Destaque Rural procura alertar para a evolução da produção alimentar numa perspectivas de longo prazo, o que se encontra representado em gráficos, seguidos de breves análises. Foram considerados os seguintes produtos: amendoim, arroz, mandioca, milho e sorgo. A cultura de feijões (diversas variedades), não foi incluída, devido à insuficiente informação estatística. Foram escolhidos alguns indicadores que porventura melhor espelham o que se pretende neste “Destaque”.
Data :Março de 2014

Autor

Mês

Ano

Verified by MonsterInsights