Por favor aguarde...


Caso leve mais de 30segundos recarregue a página

OR #69 – Indicadores de Moçambique, da África subsaariana e do mundo

Autor: Rabia Aiuba,Yara Nova
A África Subsaariana (ASS) corresponde à região a sul do deserto do Saara, constituída por 48 países. É considerada a região mais pobre do mundo, cujas economias são dependentes do sector externo, o mercado informal tem uma elevada importância na geração de rendimentos e o sector primário é a base das economias da região.

Este trabalho pretende apresentar um conjunto de indicadores (económicos, políticos, sociais e ambientais), como forma de comparar o desempenho de Moçambique com a região da ASS e desta com o nível mundial. Baseou-se em dados secundários e estudos de vários organismos internacionais especializados em cada um dos indicadores. Os indicadores foram seleccionados por serem aqueles que mais se utilizam para o estudo das realidades políticas, económicas e sociais. As séries estatísticas consideram períodos diferentes devido à disponibilidade de dados nas diferentes fontes utilizadas.

Foram analisados os seguintes indicadores: (1) económicos (PIB, investimento, importação, exportação, dívida externa e ajuda externa); (2) terra (países compradores e países alvo de compra); (3) indicadores demográficos (população, taxa de crescimento e densidade populacional); (4) indicadores sociais (índice de desenvolvimento humano, pobreza, desigualdade de rendimento, saúde, educação e inovação); (5) indicadores políticos (democracia, conflitualidades e índice de percepção de corrupção); (6) indicador climático.
Data: Novembro de 2018

Mês

Novembro

Ano

2018

Verified by MonsterInsights