Por favor aguarde...


Caso leve mais de 30segundos recarregue a página

OR #54 – A inflação e a produção agrícola em Moçambique

Autor: Soraya Fenita,Máriam Abbas
A agricultura desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da economia moçambicana, proporcionando emprego para mais de 70% da população. O sector é influenciado, dentre vários factores, pela inflação. No entanto, um bom desempenho da agricultura propicia o aumento da oferta de produtos alimentares que, por sua vez, estabiliza a inflação.

Um ambiente macroeconómico estável no país pode ser favorável ao desenvolvimento da agricultura. A inflação constitui um problema que preocupa os gestores financeiros e os agentes económicos principalmente quando uma sociedade procura se fortalecer para evitar as desigualdades sociais de distribuição de renda e controlo económico. Torna-se, portanto, importante estudar o impacto que a inflação exerce na agricultura, considerando que este é o sector que mais emprega e que mais contribui para o crescimento económico.

De modo a verificar a relação entre a inflação e a produção agrícola, recorreu-se ao modelo de regressão clássica, tendo como variável endógena o Produto Interno Bruto (PIB) do sector agrícola. Considerou-se como variáveis independentes as seguintes: inflação da economia, inflação de produtos alimentares, taxa de câmbio, taxas de juro, oferta monetária e força de trabalho. O estudo foi baseado em séries mensais (Janeiro de 2007 a Dezembro de 2015). Foram realizados testes de forma a confirmar as premissas de um modelo linear clássico.

Os resultados das regressões revelam que existe uma relação negativa entre a inflação e a produção agrícola em Moçambique, o que condiz com a literatura.
Data: Julho de 2017

Mês

Julho

Ano

2017