Por favor aguarde...


Caso leve mais de 30segundos recarregue a página

OR #52 – Sofala: Desenvolvimento e Desigualdades Territoriais

Autor: Yara Pedro Nova
A província de Sofala desde o período colonial até a actualidade apresenta grandes potencialidades tanto no sector da agricultura, bem como no fornecimento de serviços de logística (caminhos-de-ferro e porto). A sua localização num dos importantes corredores de desenvolvimento de Moçambique representa uma estratégia de desenvolvimento de pólos de crescimento com a sua função privilegiada de servir aos países do hinterland.

No entanto, algumas regiões ou lugares muitas vezes o seu desenvolvimento é impulsionado por diferentes factores, Sofala é o caso verídico onde o seu desenvolvimento deu-se principalmente através das concessões dadas a Companhia de Moçambique (principalmente a de infra-estrutura) que permitiu a construção dos caminhos-de-ferro da Beira e com ele o seu porto. No entanto, o desenvolvimento não surge em todas as regiões ao mesmo tempo e a mesma intensidade, facto esse que a longo prazo configuram-se as desigualdades entre as regiões.
O estudo foi realizado com base em comparações entre a província de Sofala, médias nacionais e Maputo (cidade e província), dos principais indicadores económicos e sociais que permitiram analisar os níveis de disparidades entre os territórios.
O trabalho tem como propósito procurar fornecer uma reflexão sobre as diferenças interprovinciais, procurando através de abordagens históricas e económicas compreender os motivos que justificam as evoluções diferenciadas entre os territórios do espaço nacional.
Data: Junho de 2017

Mês

Junho

Ano

2017