Autor: João Mosca,Yasser Arafat Dadá
O investimento é, certamente, um factor com grande influência sobre a produção, por via do aumento de novas capacidades produtivas, da modernização do tecido produtivo, através da inovação, mais eficiente e com maior produtividade.
Novas capacidades produtivas significam mais emprego, mais renda para as famílias e aumento de impostos. Mais exportação e/ou menos importações. Pode implicar mais segurança alimentar, dependendo dos tipos de investimentos realizados (tipos de produtores, culturas e mercados de destino dos bens produzidos).
Pode significar transformação estrutural da economia e do sector agrário. Importa estudar como tem evoluído o investimento no sector agrário, em resumo, como se distribui por subsector, as fontes de financiamento (Estado e privado, e recursos internos e externos), em que áreas (infra-estruturas produtivas – regadios, investigação, extensão, serviços de apoio à produção, etc.) e os efeitos sobre a produção. Além da introdução, este texto possui sete secções.
Data: Março de 2014