OR #12 – Anatomia Pós-Fukushima dos Estudos sobre o ProSAVANA: Focalizando no “Os Mitos por Trás do ProSAVANA” de Natalia Fingermann

Autor: Sayaka Funada-Classen
O presente texto constitui um debate sobre o ProSAVANA e refere-se especialmente ao texto “Os mitos por trás do ProSavana” de Natalia Fingermann, publicado pelo Instituto de Estudos Sociais e Económicos (IESE), série IDeIAS, Nº 49, de 29 de Maio de 2013. O leitor pode ter acesso a este texto em http://www.iese.ac.mz (página WEB do IESE). O texto agora publicado no Observador Nº 12 do OMR, é mais que um debate entre as duas autoras. Sayaka Funada-Classen, demonstra, com base na análise minuciosa dos documentos do ProSAVANA e de pesquisas de terreno, vários aspectos, como por exemplo:

A evoluçao da filosofia e dos discursos sobre o ProSAVANA.
Os posicionamentos das três partes envolvidas (governos Moçambique, Brasil e Japão).
Os potenciais incoerências e incompatibilidades entre a aplicação no terreno de aspectos fundamentais da estratégia de implementação do ProSAVANA.
Os cuidados e alertas de precaução que devem ser consideradas na implementação do projecto.
Sayaka Funada-Classen analisa ainda possíveis associações entre o ProSAVANA e outros megaprojectos, cuja implantação atravessa toda a zona do corredor de Nacala. Pela importância do tema, o OMR publica este texto como contributo para o importante debate sobre o ProSAVANA. Embora o projecto esteja na sua fase final de estudo, a autora chama à atenção para o princípio da “abordagem de precaução”, que permite prever potenciais danos futuros, utilizando também estudos de casos semelhantes (método comparativo).
Data: Dezembro de 2013

Mês

Dezembro

Ano

2013