Por favor aguarde...


Caso leve mais de 30segundos recarregue a página

OR #106 – Comércio externo e crescimento económico em Moçambique

Autor: Fáusio Mussá, Roberto Tibana
e Inocência Mapisse

Este texto tem como objectivo estudar a evolução da economia e sobre quais as variáveis de comércio externo mais influenciam o crescimento e a estrutura da economia. Faz-se uma análise descritivas e gráfica dos principais indicadores do comércio externo e das suas relações com indicadores macroeconómicos. Foi também utilizado um método quantitativo de regressão múltipla.

Em síntese, o comércio externo contribui para o afunilamento sectorial e espacial da economia e para a especialização produtiva no sector primário, configurando uma economia extractiva e extrovertida, e, portanto, dependente. O padrão não inclusivo aprofunda-se com geração de mais pobreza e de desigualdades sociais e territoriais.

Os resultados do modelo, combinados com a análise descritiva, suportada pelos gráficos, podem indicar os focos sectoriais a incentivar de modo a se gerar um crescimento mais endógeno (menos dependente, crescentemente assente na poupança e no investimento interno, mais inclusivo e com efeitos na redução da pobreza).

No final, são apresentadas medidas e políticas públicas para a transformação estrutural da economia. Criar um mercado concorrencial (não distorcido por acção do Estado, das empresas públicas monopolistas e protegidas, e dos benefícios atribuídos às empresas multinacionais), o estabelecimento de incentivos para a emergência do tecido empresarial nacional competitivo e concentrado nos sectores prioritários através de mecanismos de mercado e a capacitação das instituições públicas.
Data: Março de 2021

Mês

Março

Ano

2021

Verified by MonsterInsights