OR #02 – Balança Comercial Agrícola: Para uma Estratégia de Substituição de Importações?

Autor: João Mosca,Natacha Bruna
O sector agrário tem sistematicamente um peso negativo na balança comercial. Uma das funções definidas nos documentos oficiais e nos discursos políticos refere que a agricultura deve produzir para a alimentação do povo, abastecer a indústria nacional com matérias-primas e contribuir positivamente para as exportações.

Este texto possui como objectivo apresentar a balança comercial agrícola entre 2001 e 2010 e certificar a verificação do contributo do sector para a balança comercial. Os autores fazem na segunda secção um breve enquadramento teórico sobre a estratégia de substituição de importação. Na secção 3 apresentam os dados estatísticos sobre o objecto do texto. Na secção seguinte analisam-se as importações e exportações agrícolas, do conjunto do sector agrário e compara-as com a balança comercial da economia.

Na quinta secção faz-se simultaneamente um breve resumo e retiram-se algumas lições de política. O texto não abrange qualquer análise acerca das causas da evolução da balança comercial do sector. Na expectativa que o texto contenha informação útil decidiu-se pela sua publicação.

O presente texto é parte integrante de um projecto de investigação no âmbito do Observatório do Meio Rural (OMR) que procura estudar a competitividade da agricultura e particularmente da produção alimentar. É neste âmbito mais geral que se farão as análises do sector incluindo desta componente externa. O valor das exportações e importações referidos ao longo deste trabalho são contabilizados em USD, ao valor de cada ano (preços correntes).

Data: Novembro de 2012

Mês

Novembro

Ano

2012

Verified by MonsterInsights