Por favor aguarde...


Caso leve mais de 30segundos recarregue a página

Metodologias de Investigação em Ciências Sociais

Autor: João Feijó
A presente obra resulta de diversas preocupações epistemológicas, partilhadas pelos investigadores do Observatório do Meio Rural, quer no decurso normal dos projectos de pesquisa, quer em acções de formação. Desta forma, pretendeu-se reunir experiências de pesquisa de investigadores de diferentes áreas disciplinares, mas tendo de alguma forma um território sociogeográfico comum. Exceptuando o capítulo sobre análise de conteúdo, todas as análises resultaram de experiências de investigação em contextos moçambicanos. Desta forma, reflecte-se sobre as particularidades sociopolíticas locais – marcadas pela predominância das línguas locais e dos consequentes problemas de tradução, pelo autoritarismo e institucionalização de entraves no acesso à informação ou pela complexidade do relacionamento com o mundo metafísico e espiritual ou com os grupos de pertença, entre outros aspectos – assim como sobre as complexas interferências no processo de recolha de dados.

Contando com 14 capítulos e com a participação de sete investigadores do Observatório do Meio Rural, o livro dirige-se ao público em geral e, em particular, a investigadores e assistentes de pesquisa, docentes e estudantes de (pós)-graduação, consultores, extensionistas agrários e quadros de organizações (não) governamentais em geral. O livro pretende estimular uma comunicação horizontal entre os autores e os respectivos leitores, despertando os segundos para as vicissitudes da pesquisa, desenvolvendo a sua autonomia científica e maturidade profissional.
Data: Março de 2017

Autor

Ano

2017

Outros Livros

Pescas e desenvolvimento em Moçambique

Autor: Nelson Capaina A presente obra tem por objectivo a análise do comportamento dascomunidades rurais na zona costeira e da economia pesqueira emgeral. A recolha

Género,cidadania e desenvolvimento em Moçambique

A presente obra e composta por 10 capítulos, onde os grandes temas em discussão estão em torno das temáticas sobre políticas de género e transformação nas relações de poder; mega projecots e impactos socioeconómicos; desafios e estratégias na posse, uso e segurança da terra;acesso aos recursos, tempos de trabalhos e divisão sexual do trabalho; violência, acesso a justiça e protecção social; estratégias de participação activa da mulher no desenvolvimento socioeconómico e politico, empoderamento das mulheres, movimentos sociais, cidadania e espaços de poder.

Verified by MonsterInsights