Dinâmicas da Ocupação e do Uso de Terras em Moçambique

A terra é um factor fundamental de produção, é a base da ocupação do espaço, do planeamento do território e do desenvolvimento. A terra influencia as relações sociais, sobretudo, no meio rural. É, também, um elemento essencial de poder e sua reprodução, desde o nível das comunidades até ao nível super estrutural.

A transparência na gestão da terra, a sua utilização como mecanismo de poder e como património são aspectos institucionais fundamentais. O debate sobre a terra não termina, porque esta é reafirmada como propriedade do Estado. Muitos elementos necessitam de clarificação e melhoria nos mecanismos de gestão e de uso da terra.

Os direitos dos usuários e “donos” “tradicionais”, a concessão para exploração privada, os conflitos de uso por actividade e tipo de agentes económicos, as diferentes formas de transferibilidade e de negócio ilícito, aplicações indevidas da lei, entre outros aspectos, persistem, em determinados discursos políticos ou decisões políticoadministrativas.

Todavia, o objectivo continua sendo o mesmo: melhorar o uso económico, social e ambiental da terra, proteger e reforçar a soberania.

Ano

2016

Outros Livros

Género,cidadania e desenvolvimento em Moçambique

A presente obra e composta por 10 capítulos, onde os grandes temas em discussão estão em torno das temáticas sobre políticas de género e transformação nas relações de poder; mega projecots e impactos socioeconómicos; desafios e estratégias na posse, uso e segurança da terra;acesso aos recursos, tempos de trabalhos e divisão sexual do trabalho; violência, acesso a justiça e protecção social; estratégias de participação activa da mulher no desenvolvimento socioeconómico e politico, empoderamento das mulheres, movimentos sociais, cidadania e espaços de poder.

Assimetrias Sociais

Desde finais de 2017, a província de Cabo Delgado, no extremo Norte de Moçambique transformou-se num palco de violentos conflitos armados. Se nos primeiros meses

Conflito e Desenvolvimento em Cabo Delegado

O livro apresenta uma identificação socioeconómica de infraestruturas e da situação militar em Cabo Delegado, assim como propostas de desenvolvimento da província com o objectivo

Rumo a uma Política Alimentar para Moçambique

Em 2021 o grupo de coordenação constituído por Organizações da Sociedade Civil (OSC) nacionais, nomeadamente: Alternactiva, Justiça Ambiental (JA!), La Via Campesina (LVC), Observatório do