Por favor aguarde...


Caso leve mais de 30segundos recarregue a página

Bases para uma Política Agrária em Moçambique

O presente livro contém trabalhos realizados no Observatório do Meio Rural (OMR) e estão integrados num projecto de investigação, que tem por objectivo analisar aspectos de políticas directa ou indirectamente relacionadas com o sector e o desenvolvimento rural. Os trabalhos foram realizados durante os anos de 2012 e 2013.

O livro inclui alguns dos elementos essenciais dessas políticas e que se expressam nos títulos dos diferentes capítulos.

No primeiro, Por que é que a produção alimentar não é prioritária?, procura-se reflectir acerca das razões da secundarização, efectiva e não discursiva, a que esteve sujeito a agricultura e particularmente os pequenos produtores.

O segundo capítulo, Contributo para o estudo dos determinantes da produção agrícola, estuda quais os principais determinantes (variáveis macroeconómicas) do crescimento da produção e de algumas das principais culturas, tendo sido tomados em consideração o caju, o açúcar, o amendoim, o milho, o arroz e o algodão.

 

Ano

2016

Outros Livros

Género,cidadania e desenvolvimento em Moçambique

A presente obra e composta por 10 capítulos, onde os grandes temas em discussão estão em torno das temáticas sobre políticas de género e transformação nas relações de poder; mega projecots e impactos socioeconómicos; desafios e estratégias na posse, uso e segurança da terra;acesso aos recursos, tempos de trabalhos e divisão sexual do trabalho; violência, acesso a justiça e protecção social; estratégias de participação activa da mulher no desenvolvimento socioeconómico e politico, empoderamento das mulheres, movimentos sociais, cidadania e espaços de poder.

Assimetrias Sociais

Desde finais de 2017, a província de Cabo Delgado, no extremo Norte de Moçambique transformou-se num palco de violentos conflitos armados. Se nos primeiros meses

Conflito e Desenvolvimento em Cabo Delegado

O livro apresenta uma identificação socioeconómica de infraestruturas e da situação militar em Cabo Delegado, assim como propostas de desenvolvimento da província com o objectivo

Rumo a uma Política Alimentar para Moçambique

Em 2021 o grupo de coordenação constituído por Organizações da Sociedade Civil (OSC) nacionais, nomeadamente: Alternactiva, Justiça Ambiental (JA!), La Via Campesina (LVC), Observatório do