Por favor aguarde...


Caso leve mais de 30segundos recarregue a página

DR #58 – A Economia Moçambicana está a recuperar?

Autores:Rabia Aiuba
O presente Destaque Rural tem como objectivo apresentar os principais indicadores macro-económicos de Moçambique. Foram utilizadas fontes oficiais e dados do período entre 2010 e 2017.

A oportunidade deste texto é a de fornecer informações fundamentais que permitam ao leitor, mesmo com conhecimentos não aprofundados nesta área, reflectir sobre o estado da economia moçambicana e sua evolução recente. Para facilitar esse objectivo, o texto resume-se à apresentação dos principais indicadores utilizados na análise da economia em gráficos, seguida de breves explicações. Foram seleccionados os seguintes indicadores: taxas de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB); taxas de crescimento do PIB de alguns sectores da economia; PIB por habitante; Investimento Directo Estrangeiro (IDE); proporção das despesas públicas orçamentadas/PIB; proporção da dívida pública/PIB; saldo da Balança de Pagamentos; volume da cooperação; taxa de câmbio (média anual do dólar americano); inflação média anual; índice de percepção de corrupção; índice global de competitividade; índice de desenvolvimento humano; e Doing Business.

No fim, faz-se uma breve conclusão geral. O leitor poderá comparar as principais observações com os discursos oficiais que afirmam a retoma da economia e importantes expectativas de recuperação para os próximos anos.
Data :Maio de 2019

Autor

Mês

Maio

Ano

2019

Verified by MonsterInsights