Autor: Yasser Arafat Dadá
No distrito do Búzi, como noutras áreas rurais, os pequenos produtores enfrentam uma série de desafios que vão, desde limitações na posse de bens, até restrições no acesso a recursos que são importantes para a produção. A posse de bens desempenha um papel importante na determinação das estratégias de produção que estes podem adoptar. No entanto, a relação entre a posse de bens e a as estratégias de produção camponesa ainda é pouco explorada na literatura, particularmente em contextos específicos de Moçambique e em particular no distrito do Búzi. A pergunta central que este estudo procura investigar é: como a posse de bens influencia as estratégias de produção adoptadas pelos pequenos produtores do Búzi? Os dados apresentados derivam de inquéritos e entrevistas conduzidas no distrito do Búzi.
A complexidade da relação entre a posse de bens e a adopção de estratégias de produção diversificada pelos pequenos produtores no distrito de Búzi é considerável. Ficou evidente que recursos, como terra, equipamentos, pulverizadores e armazéns, não apenas, constituem a base da capacidade produtiva dos pequenos produtores, mas também, têm um papel importante na diversificação das culturas e, consequentemente, na sustentabilidade e resiliência económica das famílias rurais.
As sugestões para a implementação de políticas e intervenções que promovam o acesso e a gestão eficaz dos recursos reiteram a importância de acções estratégicas em diversas frentes. Elas incluem o acesso facilitado a formas diversas de crédito, melhorias na infra-estrutura rural, acesso a equipamentos adequados e incentivo à formas associativas de produtores agrícolas.
Dezembro de 2024