Autor: Yasser Arafat Dadá
A agricultura familiar em Moçambique é resultado de uma combinação de factores históricos, como: recursos escassos, adversidades climáticas, desafios do mercado e outros. Especificamente no distrito do Búzi, em Moçambique, esta intersecção manifesta-se de maneira explícita, delineando um cenário onde os pequenos produtores enfrentam obstáculos para manter a sua subsistência.
O presente estudo procura aprofundar a compreensão destas barreiras, fundamentando-se na teoria económica clássica e contemporânea e em trabalhos empíricos relacionados com a realidade moçambicana para auxiliar na concepção de dados a recolher e na análise dos resultados nas condições no Búzi. Através deste Destaque Rural, pretende-se, não só, apresentar as dificuldades enfrentadas pelos pequenos produtores do Búzi, como também, evidenciar a necessidade de intervenções públicas mais informadas e sensíveis às realidades locais. Os dados apresentados derivam de inquéritos e entrevistas conduzidas no distrito do Búzi.
A análise empírica apresentada pelo documento aborda questões que requerem atenção e resoluções urgentes, como a escassez de terra fértil somente superável com o aumento da produtividade, a dependência de mão-de-obra familiar, a falta de acesso a crédito, e as barreiras ao acesso a mercados. Além disso, destaca a volatilidade dos preços de mercado e os efeitos negativos das mudanças climáticas sobre a agricultura. Em síntese, a pesquisa destaca a complexidade dos desafios enfrentados pelos pequenos produtores e aponta para a importância crítica de abordagens teóricas e políticas que sejam tanto enraizadas em uma compreensão profunda das tradições económicas quanto correspondentes às necessidades contemporâneas e contextuais dos pequenos produtores.
Setembro de 2024