Por favor aguarde...


Caso leve mais de 30segundos recarregue a página

DR # 297 A cadeia de valor da avicultura industrial

Autor: João Mosca

A produção avícola é de grande importância devido à sua contribuição alimentar, na criação de emprego e de rendimento. A importância é ainda derivada dos seguintes aspecto: (1) massificação da produção no seio das famílias, sobretudo no meio rural; (2) produção de ciclo curto, de rotação rápida do capital e, por isso, pode aceder a facilidades de crédito a curto prazo ou autofinanciamento; (3) transporta-se facilmente em quantidades variadas; (4) a comercialização pode ser realizada por canais informais de venda de frango vivo e de ovos, em quantidades diversas e por meio dos circuitos da cadeia de valor.

A produção de carne e de ovos tem crescido rapidamente, embora os consumos por habitante ainda sejam baixos, com importantes variações espaciais. Há importações em grandes volumes de carne de frango, aves grand parents e de ovos férteis (para incubação).

Os elos de estrangulamento da cadeia de valor avícola são principalmente os seguintes: (1) concorrência do frango importado; (2) pouca capacidade das redes de frio e sistemas de conservação, de aviários de aves reprodutoras, de incubadoras e de matadouros, o que asfixia a produção dos pequenos produtores, sobretudo nos centros urbanos; (3) as cadeias de valor são dominadas por oligopólios.

No final do texto fazem-se um conjunto de sugestões para superar elos de estrangulamento ao longo da cadeia de valor, sobretudo um maior fiscalização e regulação das importações, modernização em alguns elos produtivos, criação de incentivos para investimentos das associações de pequenos e médios avicultores.

Setembro de 2024

Mês

Setembro

Ano

2024

Verified by MonsterInsights