Por favor aguarde...


Caso leve mais de 30segundos recarregue a página

DR # 206 Determinantes da pobreza e políticas públicas: Primeiro a pobreza

Autores: Yasser Arafat Dadá e João Mosca

Os autores partem do pressuposto de que a pobreza é o principal problema económico e social e que possui profundas razões e consequências políticas em Moçambique e, regra geral, em todo o mundo. O texto concentra-se nos principais determinantes da pobreza em contexto rural e algumas comparações com o meio urbano. Utilizou-se o método regressão linear múltipla e discutido no âmbito das políticas públicas relacionadas. Este texto e parte de um outro mais alargado para vários contextos.

Os resultados obtidos revelam que os principais determinantes da pobreza, são os seguintes: (1) tamanho do AF; (2) o número de membros com menos de 15 anos (3) proporção dos membros do AF que possuem rendimentos extra-agrícola (4) quanto maior for a proporção dos membros do AF que se dedicam ao trabalho agrícola, (5) as despesas com os transportes, educação e saúde e outras despesas.

Moçambique não tem adoptado políticas públicas coerentes e estáveis a longo prazo conducentes à redução continuada da pobreza e, sobretudo, do número de pobres, e o sector privado interno e externo correspondem a interesses que respondem a mercados não relacionados com a segurança alimentar e criação de rendimento numa base social alargada e com tendências para a redução da pobreza e das desigualdades sociais e espaciais.

Fevereiro de 2023

Mês

Fevereiro

Ano

2023

Verified by MonsterInsights