Por favor aguarde...


Caso leve mais de 30segundos recarregue a página

DR # 205 Programa SUSTENTA: Produção, segurança alimentar e rendimento familiar

Este texto é parte da série de Destaque Rural resultante do projecto “Avaliação Intercalar do Programa Sustenta”

Autores: Yara Nova, Nelson Capaina e João Mosca

O presente texto faz uma análise geral de aspectos ligados à produção, segurança alimentar e rendimento das famílias envolvidas no programa SUSTENTA. Relativamente à produção, foram analisadas as mudanças no tipo de cultivo e os níveis de produção. Em relação à segurança alimentar foram considerados alguns indicadores que permitem avaliar a dieta alimentar dos PACE e PA. Sobre o rendimento familiar, cingiu-se à análise da principal fonte de rendimento. Os dados do presente texto resultam do trabalho realizado pelo OMR, com o objectivo de avaliar a primeira fase do SUSTENTA 2017-2019.

Em geral, verificaram-se mudanças na componente de produção, onde destacam-se as culturas de rendimento/exportação com aumentos significativos (em número de produtores e quantidades médias), em contrapartida verificam-se reduções (em número de produtores e quantidades médias), em algumas culturas alimentares.  No que tange aos aspectos ligados a segurança alimentar verificou-se a existência de diferenças entre PACE e PA em relação a de gestão da produção (de culturas de rendimento e as alimentares) e quantidades dedicadas ao consumo. Embora a agricultura tenha sido a principal fonte de rendimento, as outras actividades dos PACE quando conjugadas com a agricultura possuem maiores capacidades de aumentos dos rendimentos em relação aos dos PA, sendo este um aspecto fundamental na dinamização da economia familiar e efeitos na pobreza.

Contudo, as mudanças geradas pelo SUSTENTA, especificamente na produção podem gerar questionamentos, como até que ponto os ganhos de rendimento provenientes de culturas de rendimento seriam suficientes para satisfazer as necessidades, revelando assim, a necessidade de futuras investigações para determinar as combinações óptimas entre a produção de culturas alimentares e de rendimento necessárias para reforçar a segurança alimentar das famílias.

Mês

Fevereiro

Ano

2023

Verified by MonsterInsights