Autor: Yara Nova
Em África no geral, e particularmente em Moçambique, tem-se verificado cada vez mais uma estratégia de desenvolvimento centrada na implementação de projectos sectoriais com o objectivo de promover o crescimento e desenvolvimento nacional. No entanto, apesar de estes projectos/programas serem politicamente bem-intencionados, muitos autores referem que grande parte destes projectos/programas são abandonados, fracassados ou caracterizados por baixo desempenho (Eneh, 2009; Ika, 2012).
Este texto tem como objectivo compreender a intervenção da cooperação internacional, especificamente o caso da ajuda externa para o desenvolvimento do sector agrário em Moçambique. Esta análise será feita numa perspectiva teórica, procurando compreenderas possíveis razões de os projectos de desenvolvimento no sector agrário em Moçambique financiados por recursos externos não terem alcançado os objectivos pretendidos. Pretende-se verificar como os factores políticos, económicos, institucionais, sociais e culturais, internos e externos, se articulam e provocam efeitos nas dinâmicas de desenvolvimento agrário em Moçambique.
O texto apresenta, na segunda secção, uma contextualização geral de como a ajuda externa para o desenvolvimento do sector agrário tem sido configurada. Na terceira secção, apresentam-se, de forma geral, algumas razões dos motivos pelos quais os projectos de desenvolvimento agrário em Moçambique não terem alcançado os objectivos pretendidos. Finalmente, faz-se um resumo, considerando os factores apresentados.
Julho de 2025