Por favor aguarde...


Caso leve mais de 30segundos recarregue a página

Boletim #12 (Dezembro 2018)

O trabalho de recolha de preços, que o Observatório do Meio Rural (OMR) tem vindo a realizar, tem como objectivo analisar e acompanhar as flutuações dos preços dos mercados nos principais mercados das cidades de Maputo, Beira e Nampula. Estas são as cidades consideradas para o cálculo da inflação da economia no seu conjunto.

Os produtos escolhidos são os seguintes (por sequência alfabética): açúcar branco e castanho; alface; amendoim; arroz (nacional e importado); banana; batata-reno; batata-doce; carvão; cebola; coco; couve; farinha de milho (nacional e importada); feijão manteiga; feijão nhemba; folha de abóbora (mboa); folha de mandioca (matapa); galinha; mandioca; massa esparguete; milho; óleo; ovos; peixe carapau; peixe seco; repolho; sal e tomate.

Nos boletins mensais apresenta-se somente a evolução dos seguintes produtos (por ordem de apresentação dos gráficos): (1) farinha de milho; (2) arroz; (3) massa esparguete; (4) amendoim; (5) coco; (6) feijão nhemba; (7) tomate; (8) batata-reno; (9) cebola; (10) repolho; (11) sal; (12) açúcar; (13) óleo alimentar; (14) peixe carapau; e (15) carvão.

Os preços foram recolhidos pelo OMR, sempre no mesmo dia da semana e a horas aproximadas, em todos os mercados seleccionados em cada cidade. Para a cidade de Maputo, a recolha de preços foi feita nos mercados Central, Fajardo, Xipamanine, Xiquelene e Zimpeto. Na Beira, foram recolhidos nos mercados Mascarenha, Chingussura, Central, Maquinino e Praia Nova. Em Nampula, foram recolhidos nos mercado da Waresta, Central e Matadouro. Consideraram-se estes como os principais mercados pela dimensão, localização e distribuição geográfica. A recolha da informação é obtida directamente (quer no caso dos preços estarem afixados, ou por pergunta ao vendedor como se o inquiridor pretendesse adquirir o produto alimentar).

Autor(es)

Ano

2019

Verified by MonsterInsights