Coordenador da Linha de Investigação:Nelson Capaina

Modelos de Desenvolvimento Rural – Agro-Negócio

Esta linha de investigação pretende influenciar, analisar e monitorar a implementação de estratégias de desenvolvimento agrário e rural, particularmente no que respeita ao agro-negócio e à integração dos diferentes tipos de produtores no desenvolvimento. A linha de investigação terá como enfoques os seguintes aspectos: tecnologias adoptadas e mudanças nos sistemas de produção, acções de investigação e extensão, envolvimento e mecanismos de inclusão das comunidades, aplicação da legislação mais relevante sobre a agricultura e o desenvolvimento rural, efeitos sobre a produção, a produtividade e o rendimento dos produtores, e efeitos ambientais.

Trata-se de analisar a realidade local considerando-se as múltiplas opções decorrentes de diferentes modelos de desenvolvimento rural. Através da disseminação dos resultados, procura-se contribuir para o debate acerca dos efeitos dos grandes projectos sobre as comunidades afectadas, assim como para economia.

A linha de pesquisa conta com um projecto em curso, nomeadamente:

Projecto 1

Implicações da importação de arroz na produção orizícula no Delta do Zambeze

A produção nacional tem sido muito inferior às necessidades de consumo, que são permanentemente colmatadas pelas importações, tornando o país tradicional dependente destas.

Este projecto de pesquisa tem como objectivo geral avaliar a influência das importações do arroz para a produção local no Delta do Zambeze. Mais especificamente, pretende-se analisar para esta zona:

  • os principais nós de estrangulamento na cadeia de produção orizícula;
  • a relação existente entre as importações de arroz e a situação socioeconómica dos produtores orizículas; e
  • o papel que desempenha o Estado na cadeia desta produção.

O objecto de estudo incide sobre os distritos de Inhassunge, Chinde e Luabo, para além de sua localização geográfica, no Delta do Zambeze, a escolha destes distritos deve-se a que os mesmos têm na agricultura como actividade secular e, portanto, uma região que apresenta condições agro-ecológicas propícias para a cultura do arroz.

A pesquisa prevê trabalhos de campo, para recolha de dados, assentes na realização de inquéritos e entrevistas semi-estruturadas (individuais e grupos focais) aos pequenos produtores de arroz, autoridades administrativas, agentes económicos e membros da sociedade civil. Dados secundários serão obtidos localmente, nomeadamente, registo das actividades económicas e estatísticas de produção e comercialização, entre outros.

Investigador Responsável: Nelson Capaina

Projecto 2

Análise integrada da economia do distrito de Boane

Boane é um dos distritos da província de Maputo que mais crescem em termos populacionais, sendo um território com muitas actividades, como agricultura, indústrias, turismo, pecuária, pesca, aquacultura, comércio, entre outros, desempenhando a agricultura a função de principal actividade económica. É na luz do facto desta região apresentar estas características que esta pesquisa procura fazer uma análise económica integrada desta região, com recurso a entrevistas e inquéritos, de forma a se perceber as relações internas vigentes entre os diferentes sectores económicos.

Este projecto de pesquisa tem como objectivo central desta pesquisa analisar a economia num contexto de interligação sectorial no distrito de Boane. Para a prossecução do objectivo central, definiram-se os seguintes objectivos específicos:

  • Descrever as cadeias de valor das principais actividades económicas;
  • Descrever as relações de trabalho existentes;
  • Explicar as dinâmicas existentes nos diferentes tipos de migração;
  • Caracterizar o investimento (nacional e estrangeiro) e explicar as relações existentes entre este e a questão de acesso a terra; e
  • Determinar o efeito das relações económicas internas na acumulação de riqueza local.

 

Esta pesquisa basear-se-á numa metodologia mista: qualitativa e quantitativa, através de dados primários e secundários. A nível da pesquisa qualitativa, prevê-se a realização de entrevistas semi-estruturadas a indivíduos e instituições de interesse, como produtores agrícolas, aquicultores, criadores de gado, empregadores e outros intervenientes na indústria, prestadores de serviços públicos e privados, membros da sociedade civil, população em geral, autoridades administrativas, entre outros grupos. Em relação ao método quantitativo, prevê-se a realização de inquéritos à população em geral (incluindo produtores e trabalhadores) para a compreensão das dinâmicas de trabalho, rendimento, migração, percepção do impacto de empresas como a MOZAL na vida da população, entre outros.

O estudo basear-se-á na análise descritiva com base em dados estatísticos secundários e recolhidos durante o trabalho de campo.

Investigadores Responsáveis: Nelson Capaina e Rabia Aiuba 

Projecto 3

Desenvolvimento rural territorial – o caso do distrito de Cuamba

Com a persistência da pobreza, nas últimas décadas, levantam-se preocupações sobre a concepção e prática do desenvolvimento, tendo surgido a abordagem territorial. Nesta pesquisa, o desenvolvimento, vai ser entendida como o processo que ocorre de forma integrada entre sectores de actividade económica e social, endogeneizado com acumulação no território, aproveitamento dos recursos naturais e conhecimento local, inclusivo e ambientalmente sustentável.

Este projecto de pesquisa pretende analisar os processos de desenvolvimento rural, desde uma perspectiva de “baixo”, do ponto de vista de mobilização de recursos, participação e competividade dos actores territoriais e sua conexão/relação com o “exterior”.  Tem como objectivo, estudar as actividades de espaços territoriais delimitados, suas relações e dinâmicas intersectoriais, considerando as relações com outros espaços. Mais especificamente, pretende-se:

  • identificar oportunidades e potencialidades presentes no conjunto do território (distrito);
  • identificar as ligações entre cada unidade territorial (posto administrativo) e o resto da economia local;
  • identificar se existem, ou não, homogeneidade espacial e socioeconómica no território;
  • compreender como as acções de diferentes actores associados a produtos e serviços se relacionam com o “exterior”.

A pesquisa prevê o uso de metodologias qualitativas e quantitativas, assentes na realização de inquéritos e entrevistas semi-estruturadas individuais e de grupos focais, bem como o suporte de dados secundários como os informes e as estatísticas, entre outros.  

Investigador Responsável: Nelson Capaina

Verified by MonsterInsights