Coordenador da Linha de Investigação: João Mosca

Modelos de Desenvolvimento Rural – Agro-Negócio

Esta linha de investigação pretende influenciar, analisar e monitorar a implementação de estratégias de desenvolvimento agrário e rural, particularmente no que respeita ao agro-negócio e à integração dos diferentes tipos de produtores no desenvolvimento. A linha de investigação terá como enfoques os seguintes aspectos: tecnologias adoptadas e mudanças nos sistemas de produção, acções de investigação e extensão, envolvimento e mecanismos de inclusão das comunidades, aplicação da legislação mais relevante sobre a agricultura e o desenvolvimento rural, efeitos sobre a produção, a produtividade e o rendimento dos produtores, e efeitos ambientais.

Trata-se de analisar a realidade local considerando-se as múltiplas opções decorrentes de diferentes modelos de desenvolvimento rural. Através da disseminação dos resultados, procura-se contribuir para o debate acerca dos efeitos dos grandes projectos sobre as comunidades afectadas, assim como para economia.

A linha de pesquisa conta com um projecto em curso, nomeadamente:

Projecto 1

Gorongosa: o novo modelo de desenvolvimento rural integrado? (cont.)

O projecto de pesquisa tem dois objetivos principais. Em primeiro lugar, busca compreender, sob a óptica da economia e ecologia política, como a intersecção do modelo extrativista de crescimento e a implementação de políticas de mudanças climáticas moldam o caráter e os padrões de desenvolvimento rural. Em segundo lugar, visa compreender melhor como essas duas forças motrizes da apropriação de recursos, o extrativismo de um lado e a política ambiental do outro, moldam o acesso e o controle dos recursos naturais e florestais como determinantes de estratégias de subsistência rurais.

A pesquisa terá enfoque na província de Sofala, mais especificamente no Parque Nacional da Gorongosa e na sua zona tampão (ambos ocupam extensas áreas dos distritos de Gorongosa, Inhaminga e Muanza). Adoptar-se-a um conjunto de metodologias, baseadas na analise estatísticaocm base na recolha de informação de dados primários (feita através de entrevistas semi-estruturadas e observação) e dados secundários (indicadores referentes a dimensão económica do desenvolviemnto rural local) recolhidos junto às instituições públicas locais incluindo SDAEs,  nos relatórios dos diferentes stakeholders, entre outras.

Investigadora Responsável: Natacha Bruna