Coordenadora da Linha de Investigação: Máriam Abbas
Diversas zonas da África Austral enfrentam hoje sérios riscos resultantes das mudanças climáticas, com impactos ao nível da produção agrícola e segurança alimentar e consequentes migrações populacionais. As dificuldades de acesso a água constituem um problema muito sensível em várias zonas de Moçambique. Paralelamente, os processos de desflorestação para produção agrícola têm impactos ambientais que importa analisar.
Com esta linha de pesquisa pretende-se despertar a consciência para temáticas, procurando-se analisar como as populações se adaptam a processos de mudanças climáticas, contribuindo para a melhoria de políticas públicas e para uma melhor coordenação entre Estado e populações locais.
Projecto 1
Este projecto de pesquisa tem como objectivo principal o de analisar o impacto das mudanças climáticas na segurança alimentar em Moçambique, usando uma abordagem de sistemas de produção para o período 2021-2040. Pretende-se com o projecto contribuir para uma melhor percepção e reflexão sobre os impactos das mudanças climáticas na segurança alimentar no país, bem como alimentar o quadro de elaboração de políticas públicas relacionados aos temas em análise.
Este projecto de pesquisa é inspirado na tese de Doutoramento da coordenadora e investigadora principal do projecto, intitulada “A farming system approach to support policies for food security under climate change in developing countries: the case of Mozambique”.
Abbas (2022), na sua tese de doutoramento, procurou perceber os impactos das mudanças climáticas na escolha dos sistemas de produção em Moçambique, e consequentemente na segurança alimentar. Entretanto, esta análise desenvolvida em Abbas (2022) foca num futuro ainda longícuo (período de 2081-2100), que muitas vezes não é de interesse para os decisores políticos.
Surge daí, a importância de analisar os impactos das mudanças climáticas, tanto quanto possível, num período mais próximo. Além disso, mostra-se também relevante construir um indicador mais robusto de segurança alimentar e incluir na análise indicadores referentes à população, tendo em conta que o aumento populacional irá moldar o acesso aos recursos, os sistemas de produção, a disponibilidade e acesso aos alimentos e, consequentemente, a segurança alimentar. Mais especificamente, pretende-se:
Neste estudo será adoptada a abordagem de sistemas de produção, baseada na tipologia de SP desenvolvida por Abbas (2022). A pesquisa será desenvolvida com base em dados secundários colectados, incluindo variáveis climáticas, assim como variáveis socioeconómicas, referentes ao período 2021-2040.
Investigadora responsável: Máriam Abbas
Projecto 2
Este projecto tem como objectivo geral avaliar a vulnerabilidade dos agricultores à intrusão salina na bacia hidrográfica do Limpopo, região com elevado potencial agrícola a nível local, nacional e internacional, porém, sendo afectada pela intrusão salina em cerca de 29 km de ditância para o interior, ocupando uma área de cerca de 83 km2 (Asante & Vilankulos, 2009). Em termos de objectivos específicos, pretende-se:
O estudo será realizado em Gaza, na bacia hidrográfica do Limpopo, especificamente no Baixo Limpopo. A área de estudo será dividida em quatro (04) blocos enumerados desde à jusante para a montante, e em cada bloco, utilizando uma combinação de abordagem quantitativa e qualitativa. Com base em questionários e entrevistas semi-estruturadas, será feito o levantamento de dados de dimensão social, física, económica e ambiental ao nível de agregados familiares com parcelas ao longo do vale do Limpopo. Adicionalmente, será feita a recolha de amostras de solo e água para a análise de parâmetros químicos e físicos (pH, CEe, Matéria orgânica e Fósforo).
Com base nesta informação, serão determinados os índices de exposição, sensibilidade e capacidade adaptativa dos produtores à intrusão salina, os quais a porterior, serão combinados para a determinação do índice de vulnerabilidade à intrusão dos produtores, que permitirá avaliar a distribuição espacial da salinidade e da vulnerabilidade dos produtores assim como descritos os efeitos da intrusão salina sobre a agricultura e identificadas as potenciais estratégias de adaptação agrícola à intrusão salina.
Investigadores responsáveis: Máriam Abbas e Nehemias Lasse
Projecto 3
O projecto de investigação tem por objectivo compreender os conflitos e complementaridades entre os objectivos de alívio da pobreza, da segurança alimentar e da conservação da biodiversidade, usando uma abordagem de SP, num contexto de países em desenvolvimento, onde predominam os pequenos agricultores e a expansão da superfície agrícola é a principal ameaça à biodiversidade. Para atingir este objectivo, e necessário: (i) Mapeamento de regiões caracterizadas por condições biofísicas e socioeconómicas (por exemplo, precipitação, densidade populacional, acesso ao mercado), SP, mosaicos de paisagem e níveis de pobreza, insegurança alimentar e biodiversidade semelhantes; e (ii) Compreender, numa perspectiva de sistemas, como a paisagem local / unidades comunitárias (incluindo diferentes SP e lógicas de gestão, mosaicos de paisagem específicos e regras de governança específicas relacionadas com o acesso à terra e recursos externos, como o apoio de políticas) funcionam, afectam e beneficiam da biodiversidade e dos serviços de ecossistema.
A abordagem metodológica proposta divide-se em três etapas principais: (i) Prioridades, análises e mapeamento ao nível do país (ii) Prioridades, análises e pesquisa de intervenções sensíveis ao contexto local; (iii) Ligação entre as iniciativas locais e o quadro nacional para a integração da biodiversidade na agricultura.
Investigadores responsáveis: Máriam Abbas e Nehemias Lasse
Input your search keywords and press Enter.