OR #78 – Condições socioeconómicas das mulheres associadas na província de Nampula: Estudos de caso nos distritos de Malema, Ribaué e Monapo

OR #78 – Condições socioeconómicas das mulheres associadas na província de Nampula: Estudos de caso nos distritos de Malema, Ribaué e Monapo


Descrição

  • 20 Agosto 2019

Em contextos rurais o papel da mulher, no que diz respeito à produção agrícola, centra-se nas culturas de subsistência, cabendo-lhe também um conjunto de responsabilidades relacionadas com tarefas domésticas e com a prestação de cuidados à família. Com o seu trabalho a mulher participa no processo de desenvolvimento de Moçambique, embora a sua prestação seja subvalorizada e, em alguns casos, descriminada.

Na região Norte do país, com destaque para a província de Nampula, os níveis de participação da mulher em associações de camponeses têm aumentado nos últimos anos. Este facto confere-lhe uma maior participação e envolvimento na produção e na comercialização de culturas de rendimento.

Esta pesquisa realizou um diagnóstico socio-económico em 11 associações de camponesas situadas nos distritos de Malema, Ribaué e Monapo, na província de Nampula. De forma particular, foram identificados os níveis de vulnerabilidade das mulheres associados ao nível do acesso ao rendimento, à saúde, educação e habitação, assim como ao nível da participação pública.

Através da conjugação de abordagens qualitativas e quantitativas, os primeiros resultados desta pesquisa demonstram que, apesar dos esforços dos doadores no apoio à promoção do cultivo de hortícolas através do uso de insumos modernos para aumentar a produção das mulheres associadas, ainda persistem desafios relacionados com a conjugação de factores de produção (tais como instrumentos de produção, tecnologia, assistência técnica, mercados, credito e informação) fundamentais para o aumento da produtividade.

Palavras-Chave: Associações de mulheres, produção agrícola, produtividade, Nampula.

Anexos