OR #57 – Desenvolvimento Rural em Moçambique: Discursos e Realidades

OR #57 – Desenvolvimento Rural em Moçambique: Discursos e Realidades


Descrição

  • 6 Outubro 2017

Um estudo de caso do Distrito de Pebane, Província da Zambézia

Este texto tem como objectivo identificar as realizações e constrangimentos das famílias dentro dos processos de desenvolvimento rural. As comunidades estudadas em Pebane apresentam limitações semelhantes nas principais actividades realizadas pelas famílias locais, fundamentalmente caracterizadas pela produção agrícola e pesqueira de espécies de baixo rendimento, insuficiência de insumos, falta de capital financeiro para investir e baixo nível tecnológico.

Nos tempos que correm, as preocupações de desenvolvimento continuam. Na última década, foi desenhado um conjunto de instrumentos envolvendo muitos actores públicos e não-governamentais. Mesmo assim, a persistência da pobreza nas zonas rurais, associada à crescente desigualdade na distribuição de recursos em termos sectoriais e regionais, continua a ser uma realidade preocupante.

Concluiu-se que a melhoria das condições de vida das famílias rurais passa pela adopção de políticas e estratégias que efectivamente priorizem uma intervenção integrada de promoção do desenvolvimento rural.