OR #107 – Por uma política monetária ajustada à economia real em contexto de crise. Humildade é sabedoria.

OR #107 – Por uma política monetária ajustada à economia real em contexto de crise. Humildade é sabedoria.


Descrição

  • 11 Março 2021

Os bancos centrais têm como funções a definição e implementação de políticas monetárias que assegurem a estabilidade do sistema financeiro e de um ambiente macroeconómico com crescimento estável, equilíbrios macroeconómicos e regulação dos bancos comerciais e das relações financeiras externas.

Neste contexto, o Observatório do Meio Rural (OMR) organizou no dia 26 de Fevereiro de 2021, das 14H30 às 17H30, um webinar sobre a Política monetária em Moçambique em contexto de crise. O principal objectivo do evento era o de compreender se o Banco de Moçambique tem desempenhado as funções citadas acima, sobretudo em contextos de crise económica e social. Especificamente pretendia-se debater: i) até que ponto a política monetária tem desempenhado as funções que lhe competem na manutenção da estabilidade macroeconómica no médio prazo, no apoio à economia e na gestão dos ciclos económicos; e, ii) de que modo a política monetária em Moçambique e os instrumentos usados têm sido ajustados às mudanças do contexto económico e, em particular, aos períodos de crises dos últimos dez anos.

Neste debate participaram, como oradores, os economistas Fáusio Mussá do Standard Bank, Roberto Tibana da Analítica-RJT (Investigador e Consultor) e Inocência Mapisse do Centro de Integridade Pública (CIP) e, como moderador, o economista João Mosca do Observatório do Meio Rural (OMR).