OR #100 – Caracterização do Sector das Pescas em Moçambique

OR #100 – Caracterização do Sector das Pescas em Moçambique


Descrição

  • 15 Janeiro 2021

As pescas têm sido de uma importância social e económica relevante, principalmente para as comunidades locais que dela dependem de forma directa e indirecta. Na última década, o sector passou por reformas administrativas que impactaram grandemente no seu desenvolvimento.

O presente documento descreve o desempenho do sector, observado no período 2010-2019. Mostra que a insuficiência de recursos financeiros internos próprios determinou o recurso a apoios da cooperação internacional através de donativos e empréstimos. Como consequência desta necessidade, surgiram vários projectos de desenvolvimento da pesca, todos eles orientados para a criação de condições para a prática da pesca, procurando maximizar os resultados globais da pesca como uma actividade produtiva.

O texto conclui que a produção foi crescendo e, portanto, a disponibilidade de pescado para o consumo interno e as exportações. No entanto, as exportações estão associadas à pesca industrial, enquanto a pesca artesanal está, directa e indirectamente, relacionada com a distribuição local de renda, geração de emprego e oportunidades de negócios.

Palavras chave: pesca artesanal, pesca semi-industrial, pesca industrial, recursos pesqueiros