DR #69 – O potencial da colaboração entre organizações da sociedade civil na observação do meio rural

DR #69 – O potencial da colaboração entre organizações da sociedade civil na observação do meio rural


Descrição

  • 20 Agosto 2019

Não existe Sociedade Civil sem um agrupamento ou associação de indivíduos. É desta forma que Mappa (2009) apresenta o conceito de Sociedade Civil. A Sociedade Civil, sublinha a autora, desempenha um papel de vigia e despertador, lembrando aos governantes sobre a essência própria do Estado, que deve governar no melhor interesse da populaçao.

Foi neste sentido que, no passado dia 29 de Maio de 2019, um grupo de Organizações da Sociedade Civil (OSCs), que actuam nas áreas de Terras e Recursos Naturais, reuniu-se em Maputo, nas instalações da Oxfam, para, em conjunto, reflectir sobre o estado da investigação relacionada com a governação de Terras em Moçambique e identificar os desafios para uma melhor gestão e administração. Para além da instituição organizadora (OMR), estiveram presentes representantes da Associação Rural de Ajuda Mútua (ORAM), CARE Moçambique, Centro de Formação Jurídica e Judiciária (CFJJ), Centro Terra Viva (CTV), Instituto de Estudos Sociais e Económicos (IESE), Joint-Liga das ONGs, Livaningo, Oxfam e Sekelekani.

O presente Destaque Rural tem por objectivo apresentar os principais pontos de debate no workshop e as sugestões para uma melhor e mais eficiente coordenação entre as OSCs no meio rural. A estrutura deste documento segue a sequência metodológica dos pontos discutidos no encontro, nomeadamente: (i) mapeamento dos estudos que existem na área de terras e recursos naturais; (ii) uptake e como tornar mais impactantes os estudos que têm vindo a ser feitos pelas diferentes OSCs; (iii) desafios à gestão e administração de terras; e (iv) dificuldades no acesso à informação, metodologias em uso e limitações.