DR #117 – Amores e desamores à volta do SUSTENTA.

DR #117 – Amores e desamores à volta do SUSTENTA.


Descrição

  • 9 Março 2021

O Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MADER) possui, como programa principal para o desenvolvimento agrário, o SUSTENTA. A sua implementação iniciou em alguns distritos da Zambézia e Nampula, tendo sido lançado em Fevereiro de 2017. Em 2020, o programa foi alargado para todo o país. Supõe-se que, para o efeito, tenha havido uma avaliação interna que fundamente os ganhos do programa, de modo a justificar o alargamento para todo o país.

O Observatório do Meio Rural (OMR) manifestou em Agosto de 2020, apreço pela concepção de desenvolvimento subjacente nos documentos e no discurso de fundamentação do programa. Essa apreciação derivou de haverem bastantes aproximações entre essa concepção e os resultados de pesquisas e textos do OMR.

O texto então publicado pelo OMR, contém o quadro abaixo, que procura referir esses aspectos, comparando com o já extinto programa PROSAVANA. Esta comparação foi apresentada porque o PROSAVANA reflectia, em grande medida, a política agrária subjacente aos discursos e práticas do então Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar (MASA).