Contributos para o Debate da Agricultura e o Desenvolvimento Rural

Contributos para o Debate da Agricultura e o Desenvolvimento Rural


Descrição

  • 1 Março 2016

O presente livro é o primeiro publicado pelo Observatório do Meio Rural. Uma organização constituída em Associação, após cerca de ano e meio funcionando “informalmente”. Neste período, desenvolveu diferentes actividades, destacando-se a realização de debates públicos sobre alguns dos temas actuais da realidade rural e agrária do país.

A qualidade das comunicações nos debates incentivou o Observatório em publicar o presente livro como uma contribuição para a reflexão sobre questões da agricultura e do desenvolvimento rural. O livro possui oito capítulos. O primeiro, da autoria de João Mosca, faz uma análise da evolução dos principais indicadores da agricultura durante as últimas quatro décadas. O segundo, de Rafael Uaiene, caracteriza os pequenos produtores agrários nos seus elementos estruturais e produtivos mais importantes.

No terceiro capítulo, Ragendra de Sousa presta um contributo sobre o desenvolvimento económico com ênfase no meio rural e nos pequenos produtores, com base no potencial do território em vários domínios e em função da conjugação dos factores capital (terra e infraestruturas), trabalho (população), infraestruturas e acesso aos mercados.

No quarto, Carlos Manuel Serra aborda as questões da exploração dos recursos naturais no actual contexto moçambicano.