A empresa Vale S.A. e o seu legado de destruição e injustiças pelo mundo

A empresa Vale S.A. e o seu legado de destruição e injustiças pelo mundo


Descrição

  • 13 Maio 2022

A companhia transnacional Vale S.A., fundada em 1942 no Brasil, é uma das maiores companhias do sector extractivo a nível global, e está presente em mais de 30 países, incluindo em Moçambique, onde explora carvão na mina de céu aberto no distrito de Moatize. Ao longo dos cerca de 15 anos das suas actividades em Moçambique, inúmeros estudos e análises elaborados por pesquisadores moçambicanos e estrangeiros e denúncias feitas pelas comunidades locais têm trazido ao de cima os graves impactos negativos provocados pela mineradora Vale no país.

Este artigo, ao trazer exemplos dos impactos da mineradora Vale pelo mundo, tem como objectivo analisar os efeitos sociais e ambientais destas actividades, tendo como principal argumento a existência de grandes incoerências entre os valores que a Vale S.A. afirma defender nos seus materiais de comunicação e relatórios para accionistas e a sua forma de actuação nos territórios onde desenvolve a exploração mineira.

Torna-se evidente que os impactos causados pela Vale, bem como as suas negligências, são resultado do modus operandi da empresa nos territórios onde explora os recursos naturais e os seus trabalhadores, em cumplicidade com autoridades locais e elites políticas e económicas, e da sua política implícita de privilegiar o lucro em detrimento da vida e do meio ambiente.