João Mosca

Investigador principal e Director executivo

Doutor em Economia Agrária e Sociologia Rural (1993) pela Universidade de Córdoba, Espanha e agregado em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Lisboa (1997).
Áreas de interesse profissional: economia agrária, desenvolvimento agrário e rural e teoria económica.


Experiência Profissional

2011 até agora

Director Executivo e Investigador do Observador do Meio Rural.
Professor Catedrático. Investigador na Universidade Politécnica de Maputo, Investigador convidado do Centro de Estudos para África e Ásia na Universidade de Lisboa (Instituto Superior de Economia e Gestão – ISEG).
Coordenador da linha de pesquisa sobre politicas agrárias.

2010 a 2015

Professor Catedrático. Investigador na Universidade Politécnica de Maputo, Investigador convidado do Centro de Estudos para África e Ásia na Universidade de Lisboa (Instituto Superior de Economia e Gestão – ISEG).

1989 a 2010

Docente nos cursos de doutoramento da Universidade de Córdoba (Espanha).
Docente na Universidade Politécnica Membro de órgãos científicos e pedagógicos, tendo sido Presidente do Conselho Científico e Vice-Presidente da Direcção no Instituto Piaget em Lisboa.
Prova de Agregação na Universidade de Lisboa.
Pós-Doutoramento na Universidade de Lisboa, Instituto Superior de Agronomia.
Doutoramento em economia agrária e sociologia rural na Universidade de Córdoba, Espanha.

1976 a 1989

Trabalhou entre em diferentes organismos centrais e regionais do Ministério da Agricultura, tendo ocupado funções técnicas e directivas, incluindo as de Director Nacional. Foi Director Geral da Empresa Nacional Avícola e Director da Unidade de Direcção da Região do Chókwè.

Projectos de Investigação em que participou (últimos 3 anos)

Política Agrária de Moçambique

Linha de pesquisa sobre Políticas Agrárias em Moçambique, com diferentes projectos.

Publicações (últimos 3 anos)

Livros

MOSCA, João (coordenação) (2020). Moçambique: COVID-19 em contexto de Estado frágil. Escolar Editora. Maputo.

MOSCA, João (coordenação) (2019). O agro-negócio em Moçambique. Escolar Editora. Maputo.

Capítulos de Livros

MOSCA João (2020). COVID-19: “Linhas gerais sobre medidas e impactos económicos em Moçambique”. Em Moçambique: COVID-19 em contexto de Estado frágil. Escolar Editora. Maputo.

MOSCA João (2020). “Proposta de um Fundo de Solidariedade Nacional, COVID-19”. Em Moçambique: COVID-19 em contexto de Estado frágil. Escolar Editora. Maputo.

MUSSAGY Ibraimo, Hassane e MOSCA, João (2020). “Micro-simulações dos impactos da COVID-19 na pobreza e desigualdade”. Em Moçambique, COVID-19 em contexto de Estado frágil. Escolar Editora. Maputo

MOSCA João (2020). Análise de conjuntura económica do 2º trimestre de 2020, Em Moçambique: COVID-19 em contexto de Estado frágil. Escolar Editora. Maputo

MOSCA João (2020). “Política monetária e COVID-19”, Em Moçambique: COVID-19 COVID-19 em contexto de Estado frágil. Escolar Editora. Maputo

MOSCA João (2020). “Inflação não se come”, Em Moçambique: COVID-19 em contexto de Estado frágil. Escolar Editora. Maputo
RACHIDE AGY Aleia e Mosca João (2020). “COVID-19 e efeitos sobre os rendimentos e as despesas das famílias na cidade de Maputo”. Em Moçambique: COVID-19 em contexto de Estado frágil. Escolar Editora. Maputo

RACHIDE AGY, Aleia, MAQUENZI Jerry e MOSCA João (2020). “Impactos da COVID-19 sobre os agentes económicos informais na cidade de Maputo”. Em Moçambique: COVID-19 em contexto de Estado frágil. Escolar Editora. Maputo

AIUBA Rabia e MOSCA João (2020). “Evolução dos preços dos bens essenciais de consumo no período pós-COVID-19”, Em Moçambique: COVID-19 em contexto de Estado frágil. Escolar Editora. Maputo

MOSCA João (2020). “COVID-19: a pro-(in)actividade do Governo. Necessidade de medidas fortes e urgentes”. Em Moçambique: COVID-19 em contexto de Estado frágil. Escolar Editora. Maputo

Mosca, João (2019). “Agricultura, diversificação e transformação estrutural da economia“. Em Agronegócio em Moçambique. João Mosca (coordenação). Maputo, Escolar Editora.

Mosca, João (2019). “Ideologia e agricultura em Moçambique“. Em Agronegócio em Moçambique. João Mosca (coordenação). Maputo, Escolar Editora.

Mosca, João (2019). “Agronegócio e campesinato: continuidades e descontinuiddes de longa duração. O cso de oçambique”. Em Agronegócio em Moçambique. João Mosca (coordenação) . Maputo, Escolar Editora.

Mosca, João (2017). “Questões à volta da terra”, em Terra, poder e desenvolvimento em Moçambique. Uacitissa Mandamule (Coordenação). Maputo, Escolar Editora.

Revistas Internacionais

Joaquim Joana, Sampaio Ana, Mosca João (2018). Agronegócio Internacional e Multidimensionalidade da Percepção de Valor dos Pequenos Produtores Agrícolas em Xinavane, Moçambique: Uma Análise Factorial Confirmatória. Desenvolvimento e Sociedade. Revista Interdisciplinar em Ciências Sociais, Nº4. Universidade de Évora.

Mosca João (2017). “Agricultura familiar em Moçambique: ideologias e políticas”. Revista NERA, Ano 20, nº. 38 – Edição Especial pp. 68-105.