Convite: Conferência sobre gestão florestal, meio ambiente e mudanças climáticas

Convite: Conferência sobre gestão florestal, meio ambiente e mudanças climáticas

O desastre climático provocado pela passagem do ciclone Idai pela região centro do país, no passado dia 14 de Março do ano em curso, veio, mais uma vez, inscrever Moçambique nas estatísticas dos países afectados pelas mudanças climáticas. Para além de centenas de óbitos, as consequências daquela catástrofe natural foram devastadoras: extensas áreas de produção inundadas, diversas infra-estruturas públicas e privadas devastadas e milhares de produtores ao longo do Corredor da Beira, sem a sua principal fonte de subsistência, a terra, e em risco de segurança alimentar.

Vários estudos, a nível internacional, mostraram o efeito entre a exploração desenfreada dos recursos naturais e as mudanças climáticas (Mogaka, et. al, 2006; USDA, 2011; Abbas, 2017). O abate indiscriminado de árvores, a exportação ilegal da madeira e as queimadas descontroladas são alguns dos exemplos que indicam como em Moçambique as florestas estão dentre os recursos mais sobre-explorados. Os efeitos, a médio e longo prazos, põem em risco a sustentabilidade destes recursos naturais e expõem-nos ao risco de mais catástrofes naturais.

Assim, no âmbito da passagem do vigésimo aniversário da aprovação da Lei de Florestas e Fauna Bravia (Lei nr. 10/99, de 07 de Julho), e do vigésimo segundo aniversário da aprovação da Lei do Ambiente (Lei nº 20/97 de 1 de Outubro), o OMR organiza uma conferência sobre os desafios da gestão dos recursos e florestais em contextos de mudanças climáticas.

A conferência realiza-se no dia 14 de Agosto de 2019, com início às 08:30 horas na sala de Conferências do Kaya-Kwanga.

Em anexo poderá encontrar o convite da conferência.

Anexos