Conflitualidade humana na exploração dos recursos naturais na província de Cabo Delgado

Conflitualidade humana na exploração dos recursos naturais na província de Cabo Delgado

O OMR, UPC, CIP, Diocese de Pemba e a UCM realizaram uma conferência no dia  23 de Agosto de 2019 , com início às 08:00 horas na sala magna da UCM (Av. 25 de Setembro, 725-3200, Pemba – Cabo Delgado)

Nos últimos anos, a província de Cabo Delgado tornou-se o centro de discussão do País e fora dele. A descoberta de riquezas minerais, sejam pedras, grafite, gás e petróleo tem atraído para a Província todo tipo de pessoas, negócios e projectos, alterando a vida das populações locais, sem a devida atenção por parte de quem devia cuidar deste processo. A competição pelo acesso a recursos naturais agudiza manifestações de violência de diversos tipos: desde as tomadas de decisão, de maneira ilegal, sem ter em conta as comunidades até à violência armada que apareceu no Norte da província em Outubro de 2017. O fenómeno traduziu-se em descontentamento, destruição de habitações, da economia familiar e do tecido social, direitos humanos, sociais e económicos limitados e dignidade humana vulnerada.

Este seminário pretendeu servir de plataforma de partilha de saberes sobre este assunto, de forma a oferecer às comunidades, ao Governo e ao País em geral, diferentes perspectivas de abordagem sobre esta questão.