Conferência: Pobreza, desigualdades e cidadania

Conferência: Pobreza, desigualdades e cidadania

Impulsionado pela descoberta de importantes recursos naturais, ao longo dos últimos anos assiste-se a um aumento do investimento em Moçambique, particularmente ao nível da indústria extractiva ou a reboque deste sector. Paralelamente, verifica-se um renovado interesse pelo agro-negócio e pela procura de terrenos agrícolas, o que tende a gerar situações conflituais entre investidores e populações locais, particularmente em zonas como os corredores da Beira e de Nacala, Alta Zambézia, entre outros.

Porém, o investimento na indústria extractiva, de capital intensivo, tem tido um efeito limitado na geração de emprego e apresentado reduzidas ligações com o tecido económico local, com pouco impacto na redução da pobreza e contribuindo para o aumento das desigualdades sociais. Não obstante os esforços governamentais no sentido de alargar os serviços públicos de educação, saúde, energia ou rede de transporte, o aumento exponencial da população coloca desafios redobrados sobre estes serviços.

Diversas áreas do Centro e Norte de Moçambique tornaram-se conhecidas pela riqueza dos seus recursos naturais (terra, madeiras, marfim, minérios, hidrocarbonetos, etc.), o que foi responsável pela elevação das expectativas das populações locais. Paralelamente o aumento da população urbana e o alargamento da idade de ensino contribuiu para o aumento das qualificações e do acesso ao conhecimento, formando-se grupos sociais mais informados, conscientes dos problemas sociais e com uma cidadania mais activa.

É neste cenário que o Observatório do Meio Rural, em parceria com a Universidade Católica de Moçambique – UCM/FEC e a Comissão Episcopal de Justiça e Paz – Moçambique pretendem proporcionar uma reflexão junto da comunidade académica, decisores e gestores públicos, empresários, técnicos, organizações da sociedade civil sobre estas temáticas de pobreza, desigualdades socais e cidadania.

Em anexo poderá encontrar o cartaz e o programa da conferência.