OR #58 – Avaliação dos impactos dos investimentos nas plantações florestais da Portucel-Moçambique

OR #58 – Avaliação dos impactos dos investimentos nas plantações florestais da Portucel-Moçambique


Descrição

  • 10 Novembro 2017

Avaliação dos impactos dos investimentos nas plantações florestais da Portucel-Moçambique nas tecnologias agrícolas das populações locais nos distritos de Ile e Namarrói, Província da Zambézia

O presente estudo é parte integrante do projecto “Efeitos dos grandes projectos sobre o meio rural e a agricultura (Portucel- Moçambique)” realizado pelo Observatório do Meio Rural (OMR). Especificamente, as questões que o presente estudo procura responder são: (i) quais as mudanças que ocorreram em termos de acesso a tecnologias de produção agrícola nos distritos de Ile e Namarrói desde que a Portucel iniciou as suas actividades; e (ii) que impactos houve nos sistemas de produção agrícola em termos de produtividade e rendimento.

Para responder às questões colocadas neste estudo, foi realizada uma visita de reconhecimento aos dois distritos, encontros com quadros de direcção e operários da empresa Portucel Moçambique, encontros com os provedores de serviços à Portucel Moçambique, as instituições do Estado e as Comunidades abrangidas pelos projectos de plantações florestais nos distritos de Ile e Namarroi, Província da Zambézia.

Os efeitos da Portucel nas tecnologias locais e produtividade ainda são poucos perceptíveis, sendo que os principais efeitos iniciais são a geração de emprego (ainda que predominantemente sazonal), acesso aos serviços de extensão, promoção do associativismo. Ainda não há impactos sobre a produtividade agrícola resultantes das novas técnicas de produção introduzidas pela Portucel.