Movimentos sociais no campo – Chamada de artigos

Movimentos sociais no campo – Chamada de artigos

Com a abertura dos mercados e a penetração de grande capital internacional, assiste-se ao investimento de grandes grupos económicos, frequentemente com alianças políticas nacionais. A mediatização deste processo alimentou expectativas sociais que, quando não satisfeitas, geram focos de descontentamento social. Neste contexto, têm emergido novos movimentos da sociedade civil, frequentemente com financiamento externo e facilidade de mediatização, questionando modelos de desenvolvimento, práticas de governação e formas de distribuição de recursos de poder. Com o aumento da escolarização e vulgarização do acesso às tecnologias de informação e comunicação, estes movimentos deixam de se circunscrever às capitais provinciais, passando a intervir nas áreas de implementação de grandes projectos. Paralelamente, assiste-se a movimentos de protesto informais que, ao invés de adoptarem estratégias de confrontação directa, optam por formas menos arriscadas, em contextos políticos marcados pelo caciquismo e pela dominação neopatrimonial.

Neste cenário o Observatório do Meio Rural pretende organizar uma obra colectiva sobre movimentos sociais no campo, pelo que convida a comunidade académica em geral a contribuir com artigos sobre os seguintes assuntos:

  • Impacto dos grandes projectos na distribuição de recursos de poder a nível local e conflitualidade entre os grandes grupos económicos e as comunidades campesinas;
  • Emergência de organizações da sociedade civil no campo e dinâmicas de intervenção;
  • Motivos e dinâmicas de protesto no campo, quer de forma formal ou informal;
  • Estratégias de resistência das populações contra projectos modernizadores do Estado;
  • Reacções do Estado a movimentos de protesto ou forma como os partidos políticos capitalizam cenários de descontentamento social;
  • Outros assuntos relacionados com movimentos de protesto no campo.


Prazos de envio e formato dos textos:

  • Até 30 de Junho de 2017 deverá ser enviado um título (ainda que provisório) acompanhado de um resumo com no máximo 200 palavras para o email office@omrmz.org.
  • Os textos finais deverão ser enviados até dia 15 de Dezembro de 2017 para o email office@omrmz.org. Os documentos deverão ser redigidos em Times New Roman, tamanho de letra 12 e espaçamento simples, devendo ter no máximo 7000 caracteres (incluindo espaços).